Sunny 16
- Vinícius Beltrão
- 13 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Olá galera. Tudo certo??
Bom, essa é a primeira matéria do meu blog, então vou começar apresentando um pouco a ideia das dicas que vou dar por aqui:
Serão dicas de fotografia ou vídeo interessantes para compartilhar. O nível das dicas varia, desde o iniciante, até o profissa mesmo. E é aquilo, pra quem é fotografo mesmo, o meio de captura é só o meio de captura, o que importa realmente é o conhecimento técnico e artístico do fotógrafo e o assunto a ser capturado, sendo assim, eu vou dar dicas usando desde câmeras pin hole às câmeras de cinema que estejam no meu conhecimento.
Ahh...e qualquer dúvida que você tiver, é só entrar em contato pelo meu e-mail.
Hoje a gente fala sobre a "regra Sunny 16" ou "F16", que consiste em uma regra base para estimar a exposição correta em uma externa/dia. Ela diz que a velocidade de obturação deve ter o mesmo número ou o mais próximo do iso utilizado (ex.: shutter: 1/125, ISO 100) e o diafragma de acordo com a tabela abaixo:

Ou seja, aquele dia de sol, passeio com os amigos pela rua(cuidado com o assalto), configuro a minha câmera para F16, iso 200 e Shutter 1/250, mas por que iso 200 se eu posso colocar iso 100? Simples, por causa do shutter, nesse caso eu decidi que o shuter deveria estar em 1/250 para que as fotos ficassem mais nítidas, sem criar rastros de movimento. Lembrando que isso é tanto para câmeras digitais, como para analógicas, sendo assim, para quem quer se aventurar no mundo "lomográfico", vale muito ter essa regrinha como base, lembrando que nesse caso, aquilo que falei sobre o iso estar em 200 por que eu queria o shutter em 1/250 ainda pode ser alcançado, porém, você não tem a opção de mudar o iso após colocar o filme na sua máquina, sendo assim, Shuter = 1/valor do iso.
Eu, por exemplo, comprei uma yashica tl electro, ela tem fotômetro, mas quando fui testá-lo, não funcionou, então, eu uso algum app fotômetro (beecam LightMeter ou Lightmeter, ambos para android), e ajuda muito, ou uso a regra sunny 16 em situações externas.
☼ Vale ressaltar que a regra é baseada na luz incidente, que mede a luz que está chegando no objeto a ser fotografado, em vez de luz refletida como nos medidores das câmeras.
E que diferença isso faz?
A sua câmera pode medir de maneira incorreta pois nem todos os objetos refletem da mesma forma, sendo assim, os fotômetros embutidos são calibrados com o chamado cinza médio que apresenta uma reflectância de 18%, ele reflete as cores do espectro luminoso de modo plano, logo, se apontar a câmera para algum objeto mais claro ou mais escuro do que os 18% do cinza médio, o fotômetro embutido vai lhe dar o valor de sub ou superexposição, sendo assim uma leitura errada dependendo do assunto que você quer registrar.
Lembra que lá em cima eu disse que essa regra serve como base para expôr corretamente?! Pois bem, e se você quiser criar aquele desfoque no primeiro ou no segundo plano? Com diafragma em 16 ou 22 fica meio difícil né, fora que você trabalhará no limite da abertura de muitas lentes, ou seja, diminui a nitidez. E é por isso que eu disse base, por que a partir dela, você vai criar sua própria tabela, ou até mesmo calcular na hora da sua foto.
Exemplo: f16, iso 100, shutter 1/125 = f5.6, iso 100, shutter 1/1000. Você vai perceber que a exposição continua a mesma, mas a profundidade de campo diminuiu.
Nesse exemplo eu apresentei a regra como ela é pra um dia ensolarado, com um filme iso 100 ou a sua digital em iso 100, e para diminuir a profundidade de campo eu abri o diafragma em 3 stops, sendo assim, eu tive mais luz entrando pela lente, e para voltar à exposição correta, eu ajustei o shutter em 1/1000 que é exatamente 3 stops a menos de luz, ou posso usar um filtro nd 0.9.
☼ Lembrando que o shutter assim como o iso conta 1 stop adicionando ou subtraindo o mesmo valor em que se encontra, exemplo: 1/125 para 1/250 = 1 stop a mais de luz, 1/500 para 1/250 = a 1 stop a menos de luz. Valeu, povo!! Até o próximo post!!

Fontes de pesquisa:
Wikipedia, saladabru.blogspot.com.br, guide to film Photography site.
Comments